viernes, 4 de abril de 2014

PALAVRA DO PÁROCO: Abril - 2014

Queridos irmãos e queridas irmãs,

A Semana Santa se aproxima e com a celebração desta mais importante semana para os cristãos começamos o Tempo Pascal. Anualmente, a Igreja nos convida a viver solenemente a Festa da Páscoa para rememorarmos os mistérios que nos deram vida nova, tornando-nos filhos e filhas de Deus (Prefacio I da Quaresma).

Apesar de festejarmos, a cada domingo, a Ressurreição do Senhor como atualização da Páscoa semanal, uma vez no ano celebramos, no Tríduo Pascal, o mistério da paixão, morte e ressurreição do Senhor (Sacrosantum Concilium). Jesus Cristo, que por amor a nós, da eternidade disse: “Aqui estou Senhor para fazer Tua vontade” (Sal. 39) e também, por amor a nós, entregou sua vida em sacrifício, em expiação dos nossos pecados, para nos libertar dos grilhões da morte, nos abrindo o caminho para a eternidade.

É por isso, amado irmão, amada irmã, que não podemos viver a Semana Santa como apenas mais uma semana, ou como um grande feriado. Pelo contrário, a Semana Santa é tempo para pararmos e contemplarmos, em atitude de adoração, a vida que nos foi ofertada. Por amor a nós foi que Cristo se entregou; porque quando abandonamos o Pai, Ele nos reconduziu por meio do seu Filho, entregando-o à morte, para que voltássemos a Ele e nos amássemos uns aos outros, como Ele próprio nos amou (Oração Eucarística VII sobre a reconciliação).

A cidade de Fortaleza atravessa uma onda de violência que nos apavora e que torna várias famílias vítimas do crime e da maldade de muitos corações, tirando-lhes a esperança, plantando terror e incerteza. Por isso, sintam-se, meus irmãos e minhas irmãs, convidados a celebrar esta Semana Santa como uma grande prece de pedido ao Senhor pela paz da nossa cidade, para que possamos viver, com tranquilidade e felicidade, a vida que Ele nos concedeu, “porque é para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5,1).

Por ocasião da via Sacra, na sexta-feira Santa, queremos que te unas a nós para rezarmos os últimos momentos da vida terrena de Jesus em prol da paz de Fortaleza, para que o Senhor pacifique os corações e os façam voltar para Ele. Não queremos mais violência; queremos paz! E a verdadeira paz só nos vem do Senhor, o justo, o santo, o inocente, que se entregou por nós. Que Deus vos abençoe e lhes conceda uma santa Semana Santa, repleta de verdadeiros frutos de conversão. Meu abraço e minha benção!

Pe. Luis Gabriel Mendoza, CJM. Pároco.



No hay comentarios:

Publicar un comentario