martes, 20 de mayo de 2014

Oração Eudista de 19 de maio de 2014

OREMOS NESTE MÊS DE MAIO DESDE A COMUNIDADE LOCAL EUDISTA DO BRASIL

Disse certa vez o nosso querido papa emérito Bento XVI: “Maio é um mês amado e agradável sob diversos aspectos”.

Com efeito:

-- Na natureza, Maio, no hemisfério norte é marcado pelo desabrochar das flores, pois é chegada a primavera; enquanto que no hemisfério sul ainda estamos no outono. Em nosso país, não deixa de ser um mês florido, pois é o mês dedicado às mães e às noivas.

-- Na Liturgia, Maio pertence ao tempo pascal, o tempo festivo do "aleluia", o tempo da revelação do mistério de Cristo à luz da Ressurreição e da fé pascal; e é o tempo da expectativa do Espírito Santo, que desceu com força sobre a Igreja nascente no Pentecostes.

Continua Bento XVI: “Com os dois contextos, o natural e o litúrgico, combina bem a tradição da Igreja de dedicar o mês de Maio à Virgem Maria. Com efeito, ela é a flor mais bonita que desabrochou na criação, rosa que surgiu na plenitude dos tempos quando Deus, enviando seu Filho, conferiu ao mundo uma nova Primavera. E é ao mesmo tempo protagonista humilde e discreta, dos primeiros passos da Comunidade cristã: Maria é seu coração espiritual, porque sua própria presença no meio dos discípulos constitui a memória viva do Senhor Jesus e o penhor do dom do seu Espírito”.

São João Eudes destaca-se como um dos poucos santos que viveu, de forma admirável e exemplar, uma experiência íntima e profunda com a Vírgem Maria. Caminhar nesta espiritualidade é seguir as pegadas que levam diretamente ao Coração de Jesus que, com o Coração do Pai, forma um só coração.

Diz-nos São João Eudes: O Espírito Santo, que é o coração do Pai e do Filho, é, também, o Coração de Maria e da Igreja e tem que ser também o nosso coração. Por isso mesmo exorta-nos a honrar a santa mãe de Deus com o nosso espírito e pensamentos, considerando a santidade de sua vida e a perfeição de suas virtudes, tratando de reproduzi-las em nós, especialmente sua humildade, sua caridade, seu amor puro, seu desprendimento de todas as coisas sua pureza divina.

Por fim, São João Eudes nos recomenda honrar a Virgem com alguma devoção como o santo rosário, pois, diz ele, nunca se repetirá demasiado a Ave Maria, porque jamais se proclamará suficientemente a memória do mistério da encarnação do Filho de Deus na santa Virgem Maria. Assim, amar a Maria e imitá-la em suas virtudes, em seu zelo e entrega total a Jesus é um dos ideais da espiritualidade eudista.

Para meditar

Para São João Eudes, se existe uma pessoa capaz de ajudar a formar Jesus em nós, essa pessoa é Maria.
Consagra-se a ela ainda na adolescência e o faz de uma forma muito cândida: dirige-se a uma imagem da Vírgem exposta na capela do colégio em que estudava e lhe põe uma aliança no dedo e outra no seu. No oferecimento do livro mais importante de sua vida assim escreve:

“Porém, não posso dirigir a ti o meu olhar, Senhor Jesus, sem contemplar aquela que está sentada à tua direita, a que te formou, te glorificou e te fez reinar sempre nela de maneira tão admirável e perfeita. Saúdo-a e venero-a, depois de ti, como tua mãe gloriosa, mãe de vida e de amor e como a minha soberana senhora e mãe amabilíssima à qual pertenço por razões inumeráveis:

Porque eu fui concebido gerado e educado, em um lugar que o pertence de modo especial e por sua intercessão me destes o ser e a vida. Pois minha mãe, privada de filhos durante vários anos, fez votos em honra de sua santa Mãe e ao sentir-se atendida, levou-me, em companhia de meu pai, a um lugar a ela particularmente consagrado para cumprir sua promessa, para dar-te graças e para oferecer-me e entregar-me a ela e por ela a ti (...). No dia de tua Encarnação concedeu-me a graça de fazer o voto de servidão perpétua a ti e à tua santa Mãe. Neste mesmo dia me tens concedido muitas outras graças especiais que tua bondade conhece e pelas quais sempre te bendirei. No dia em que várias igrejas celebram o martírio da santa Virgem aos pés da tua cruz fui revestido do santo hábito eclesiástico. Ademais, por uma graça especial de tua misericórdia, celebrei pela primeira vez, ou melhor, as três primeiras vezes, o augusto sacrifício da Missa, no dia em que tua santa mãe te trouxe ao mundo e em um lugar a ela especialmente dedicado.

Por isso, sem falar de muitas outras razões, sinto-me com particular obrigação de consagrar-me a ela. Assim, Salvador meu, depois de consagrar-te este trabalho, permite-me oferecê-lo também à tua santa Mãe, como homenagem à vida transbordante de amor que tens nela e que ela tem em ti.

Ofereço-te, pois, este livro, Mãe de vida e de amor. Eu o consagro a ti com todo o afeto do meu coração, com tudo que tem realizado e realizará em mim a misericórdia de Deus. Bendize, Mãe de bênçãos, a obra e o operário, bem como a todos que se servirem dela. Apresenta-os a teu Filho Jesus, fonte de toda bênção. Roga-lhe que ele mesmo os abençoe e consagre à sua glória e ao seu puro amor.

Oremos com São João Eudes:

Elevação a Jesus para honrá-lo em sua Santa Mãe

Ó Jesus, Filho único de Deus, Filho único de Maria:
Adoro-te no que és e no que fizestes em tua santíssima mãe.
Adoro-te, especialmente, amo-te, glorifico-te, no que és e realizastes, nela, no mistério de sua concepção, de seu nascimento, de sua Apresentação, etc.
Alegro-me infinitamente, ó Jesus, porque és tão grande e admirável, tão glorificado e amado em sua ditosa Mãe.
Agradeço-te a glória que te tributastes e tributarás para sempre nela.
Peço-te perdão, meu Salvador, por minhas deficiências em honrar à tua nobilíssima Mãe e haver-lhe causado desagrado em minha vida.
Rogo-te que supras minhas faltas e lhe tributes por mim a honrar que eu houvesse devido tributar-lhe. Ó Jesus, reconheço que são teus os frutos de santidade e amor que produzistes em tua amabilíssima Mãe e te ofereço a glória e o amor que tributaram nela e por ela.
Dou-me inteiramente a ti, ó Jesus; destrói em mim o que desagrada à tua santa Mãe. Entrega-me totalmente a ela. Faz que com minha vida e minhas obras honre as suas.
Comunica-me o amor, o zelo que tens por sua glória, ou melhor, por tua glória nela. Faz-me participar do puríssimo amor que ela tem por ti, de seu ardente zelo por tua glória, de sua humildade e demais virtudes.
Finalmente, ó Jesus, meu Senhor, digna-te servir-te de mim para glorificar e fazer glorificar tua Santa Mãe, ou melhor, para glorificar-te e fazer-te glorificar nela de
todas as formas que te agrade.

Amém!




No hay comentarios:

Publicar un comentario